A Escola de Música Tradicional Ferro Gaita é um projecto do fundador do grupo Ferro Gaita (Estêvão Tavares). Começou a funcionar em 2008 com intuito de: partilhar saberes adquiridos, ocupar tempos livres dos Jovens e dar continuidade e dinâmica ao Grupo Musical Ferro Gaita.


A escola conta actualmente com dois formadores que leccionam materiais como:


Introdução a teoria da música (I Parte):

Neste primeiro módulo lecciona-se matérias como a aprendizagem da música que possui uma vertente prática e uma outra teórica. Na prática aprende-se conceitos como: Execução Musical e Voz, Combinação de Vozes e Instrumentos, Solfejo Ritmo, Solfejo Entoado, Vozes e Instrumentos (Instrumentos de Madeira, Metais, Percussão, Cordas, e Cordas Percutidas vulgo Teclados). E na prática: Estuda-se os sinais musicais, as leis que os coordenam, o Som: as suas Propriedades, a sua emissão e articulação, a sua propagação, a sua recepção e escalas.


Neste módulo, aborda-se ainda, conceitos relacionados com música e os seus componentes.


Teoria da música (II Parte):

Neste segundo módulo estuda-se: O Som, as suas propriedades, os seus tipos, os seus movimentos, as escalas e a divisão de Tom. A escola já começou a dar os seus primeiros frutos, com elementos da mesma gravando e editando um primeiro CD / DVD promocional em Dezembro de 2009, de nome "Sentimento" do grupo Gaita Ferro, constituído por alunos dessa escola.