.

Estêvão Moreno Tavares mais conhecido por Iduino Ferro Gaita, nasceu a 10 de Abril de 1968, nos arredores da Cidade da Praia, em Achada Cruz, Achada S. Filipe, ilha de Santiago em Cabo Verde.

O seu Pai que é tocador de gaita (acordeão), imigrou para Portugal, quando ele tinha apenas 5 anos de idade, pelo que foi criado pelo seu padrasto, Sr. Danilo, entretanto já falecido, que tocava trompete como músico da banda municipal da Praia e era professor de música na ex. granja de S. Filipe.

Com vocação para a música por a ter no sangue e em casa, começou a dar os seus primeiros toques na bateria de lata feita por ele e a fazer instrumentos de sopro com cariz e teia de aranha.

Aos 7 anos de idade começou a praticar o trompete, já que tinha esse instrumento em casa e aos 12 anos começou a frequentar a Escola de Música da Câmara Municipal da Praia, aprendendo a ler na pauta, com o Maestro Manuel Correia da Silva (MANEL CLARINETE), dando logo nas vistas e integrando a Banda Municipal da Praia, até esta data.

Aos 15 anos vai para a ex. OPADCV, integrando a escola de musica e e formando o conjunto musical DJASSY, como trompetista, junto com vários colegas e irmãos como: Dick Ano Nobo, Bino Preto, Bino Branco, Feliciano, Lito Lobo, Ginho, Panota, Djoy D´Sal, Moises, Kakay, Tony Kaya, Stevie Andrade, Kaku Alves, Tó Alves, Entre outros. (Ler +)

Júlio Paulino Durão mais conhecido por Durão especializou-se em Fanfarra em 1979-80. De 1984 à esta parte é membro da Banda Militar onde toca os instrumentos como o Trompeto e Bobardino-Tenor sendo este ele especialista.

 

Em 2001, terminou o 12º ano de escolaridade (Ex. Ano Zero) e foi instrutor no primeiro curso de Sargentos Músicos da Banda Militar onde leccionou as Matérias de Solfejo e de Instrumentos desempenhou também a mesma função nos anos 2008-09.

Participou também em alguns cursos de aperfeiçoamento como a de Guitarra Clássica em 1987-88, da Administração e Sistemas Informáticos e de Formador Informático ministrada pela empresa SENAI no projecto Brasil Cabo Verde. Iniciou em 2008 o Curso de Piano avançado.

Leccionou de 2007 à 2009 num projecto da Igreja Adventista, participou em vários eventos musicais e  desde 2008 desempenha funções de professor das aulas teoricas na Escola de Musica Tradicional Ferro Gaita.